Home

‘Casa’ é premiado no 8° Olhar de Cinema!

Escrito por Pandora Filmes -

O filme “CASA”, de Letícia Simões, foi o vencedor do Prêmio da Crítica Abraccine, como o melhor longa metragem da mostra competitiva da oitava edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba!

O longa, pautado pela relação entre uma mãe e sua filha, pretende resgatar a história, por meio de uma narrativa de construção da memória dessa família.

“Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas, ao caminhar, outras questões foram brotando, incomodando, agregando. E toda a tensão desembocou em caudalosas possibilidades. Tinha a relação entre mães e filhas em diferentes gerações e todas as possibilidades pertinentes a essas relações. E investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser”, explica a diretora.

Nesta família, a filha se culpa por ter se distanciado da mãe após dez anos morando longe, enquanto a mãe não se sente menos culpada por ter colocado a avó num asilo de idosos. O amor e as relações interpessoais entre essas mulheres são o fio condutor da história.

A partir de narrativas pessoais e situações corriqueiras, como revisitar álbuns de família, conversas à mesa de refeições, livros e poemas, Letícia busca extrapolar o caráter íntimo. “Os temas que tratamos ao longo do filme se repetem: a infância, as lembranças, a doença, o amor, a profissão, o casamento. Para cada uma dessas mulheres, essas palavras ganham outros contornos que, ora se complementam, ora se chocam, revelando suas decisões e suas trajetórias – e estas, nunca podem ser distanciadas do tempo que experimentaram”, finaliza.

CASA” é uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão, com montagem de Eduardo Chatagnier e Letícia Simões, direção de fotografia de Breno César e Letícia Simões, direção de produção de Luna Gomides, som de Pedro Moreira, desenho de som e mixagem por Nicolau Domingues e música de O Grivo. A distribuição é da Pandora Filmes.