Home

‘Tel Aviv em Chamas’ e ‘Monos’ já disponíveis no streaming!

Escrito por Pandora Filmes -

O longa israelense Tel Aviv em Chamas, de Sameh Zoabi, e o colombiano Monos, de Alejandro Landes já estão disponíveis nas plataformas digitais!

Alugue já!

Tel Aviv em Chamas foi exibido na seleção oficial do Festival de Toronto e premiado no Festival de Veneza com o Interfilm Award de Melhor Filme e com o prêmio de Melhor Ator na mostra Horizonte para Kais Nashif (Rede de Mentiras, Paradise Now), que interpreta o protagonista Salam. Além disso, foi a escolha de Luxemburgo para o Oscar 2020.

Ambientada na Palestina, a comédia acompanha o jovem Salam, que trabalha como assistente na produção de uma telenovela palestina e precisa cruzar o posto de controle entre as cidades de Jerusalém e Ramala diariamente para ir trabalhar. Ali, conhece o oficial do exército israelense Assi (Yaniv Biton) que acompanha a novela com sua mulher, Tala (Lubna Azabal, de Incêndios e Rede de Mentiras) e que tem suas próprias opiniões sobre o desenrolar da trama.

Para crescer profissionalmente, Salam começa a se apropriar das ideias de Assi, ganha a confiança da equipe da novela e vira roteirista. Mas, o final esperado pelo oficial é bem diferente do que pretendem os investidores palestinos do programa!

“Monos, Entre o Céu e o Inferno” traz como protagonistas um grupo de adolescentes guerrilheiros tentando sobreviver no meio da selva. Candidato da Colômbia ao Oscar 2020, o filme é dirigido por Alejandro Landes.

Desde que passou pelo Festival de Sundance em janeiro de 2019, MONOS tem colecionado prêmios (como no Festival Internacional de San Sebastián) e despertado discussões. Seus protagonistas são adolescentes que participam de uma guerrilha numa região remota latino americana. Com nomes como Rambo, Pé Grande e Smurf, diariamente fazem treinamento militar rígido enquanto também cuidam de uma prisioneira americana (Julianne Nicholson).

O diretor, nascido em São Paulo, filho de uma colombiana e um equatoriano, conta que as origens do projeto estão numa “guerra civil que parece não ter fim na Colômbia”. Ele aponta que recentemente, depois de muitos anos, há uma possibilidade de paz no ar. “MONOS explora esse momento pelo prisma de um filme de guerra. Embora essa seja a primeira chance da minha geração, esse não é o primeiro processo de paz da Colômbia, e, portanto, parece ameaçado por fantasmas. Esses fantasmas me inspiraram a construir o filme como um sonho febril.”