Home

Greta, com Marco Nanini, sai consagrado do Cine Ceará!

Escrito por Pandora Filmes -

GRETA, de Armando Praça, e protagonizado por Marco Nanini fez sua estreia nacional no 29º Cine Ceará e saiu consagrado do festival, com 3 prêmios: Melhor filme, Melhor Ator e Melhor Diretor. O filme, que fez sua estreia mundial na Mostra Panorama do Festival de Berlim de 2019, chega aos cinemas brasileiros em 10 de outubro, com distribuição da Pandora Filmes.

“Estou muito feliz que a primeira exibição do Greta no Brasil seja no Cine Ceará. O filme foi feito em Fortaleza, e ter a equipe e elenco completos presentes, fará dessa sessão, uma sessão inesquecível! Exibi todos os meus curtas no Cine São Luís, dentro do Cine CE e é um Festival que acompanho há pelo menos uns 20 anos.” Comemora o diretor, Armando Praça.

O filme é livremente inspirado na peça ‘Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá’, do dramaturgo Fernando Melo, lançada no início dos anos 1970. À época, as personagens retratadas eram abordadas por meio da caricatura e do estereótipo. “Quando conheci o texto, em 2008, percebi o quanto o enredo era atual e bonito e o quanto aquela forma de olhar para os personagens havia ficado anacrônica. Isso me provocou o desejo de atualizar essa história com uma nova abordagem”, explica o diretor, que também assina o roteiro.

O filme também foi selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim de 2019.

Sinopse
Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos, fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela (Denise Weiberg), sua melhor amiga. Para salvar Daniela, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro o ajuda a fugir e esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também cause mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

Veja o que estão dizendo sobre o filme:

“Greta é o grande vencedor do Cine Ceará” – Revista de Cinema

“Festival de Berlim destaca filmes com temática LGBT, incluindo o brasileiro Greta” – G1

“Diretor brasileiro estreia em Berlim com filme sobre transexual” – Exame

“Armando Praça estreia em Berlim com filme sobre transexual e transgeracional” – JovemPan

Entrevista com Marco Nanini, por Rodrigo Fonseca – Gshow

“Uma joia escondida em Berlim: Greta oferece um conto universal sobre a solidão”  – Hollywood Reporter