Home

A grande artista Maria Martins é tema de documentário!

Escrito por Pandora Filmes -

Maria Martins, primeira escultora brasileira que ousou tratar o desejo como essência humana, é tema de documentário.

“MARIA – Não Esqueça Que Eu Venho dos Trópicos”, com direção de Francisco C. Martins e Elisa Gomes, está em cartaz nos cinemas pela Pandora Filmes.

O filme investiga a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das mais importantes escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos.

O documentário revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira, uma das causas dos ataques que sofreu da crítica brasileira. Das mãos de Maria nasceram potentes figuras metamórficas – deusas e monstros sensuais, bárbaros, em plena transmutação.

Em paralelo, “MARIA – Não Esqueça Que Eu Venho Dos Trópicos” resgata a vida da artista como esposa do diplomata Carlos Martins, embaixador do Brasil em vários países, inclusive os Estados Unidos, durante a 2ª Guerra Mundial; e sua profunda ligação com Marcel Duchamp. Além da colaboração mútua, ele a teve como musa e modelo em obras como “Prière de Toucher” (“Toque Por Favor”), capa do catálogo da exposição “Le Surrealisme en 1947”. A peça é um seio (o de Maria) e faz paródia dos avisos então espalhados pelos museus.  O documentário também se debruça sobre as cartas de Duchamp para Maria e sua participação no “Étant Donnés…”, a última obra do francês.

O filme ainda conta com a participação de Malu Mader como entrevistadora. Não perca!